GÓTICO (ESTILO DE VIDA)


  1.  
  2. GOTICO (ESTILO DE VIDA) 
A cultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A cultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, ebm, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores,essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.


Religião e simbolismo

O gótico/darkwave é uma sub-cultura laica[carece de fontes?], ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo. Embora cada indivíduo que integre-se seja livre para a escolha de crenças em qualquer tipo de deus. Porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas à seguirem religiões que impliquem no apego a religiões opressoras que impedem pessoas de agir de acordo com o que pensam, regras sobre o que se deve vestir, ler, crer ou fazer[carece de fontes?].
Os tidos wannabes - Uma gíria entre pessoas da sub-cultura gótica, que em sua semântica refere-se à um determinado sujeito novo, curioso e, mais diretamente, que "quer 'ser'" parte da mesma - Geralmente seguem à risca presunçosa e equivocada em denominarem aos outros pertencentes a ela apenas como Wiccas, Pagãos ou satânicos, sendo estes, como mencionado inicialmente, livres de qualquer doutrina ou Sociedade Secreta.
Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo. Simbolicamente no sentido de estética não vem totalmente ligado à música, as vestes góticas vieram de acordo com a ideologia a que ele pertence.


O que é a cultura gótica


A
subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma subcultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, death rock, trip hop, ebm, synthpop, indie, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquilhagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.

.:Goticismo:.




Gótico, em primeiro lugar, significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. A primeira distorção do adjetivo data da renascença. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã), de gótica, ampliando assim o sentido da palavra. Durante os séculos em que foi moderna, a arte gótica era conhecida sob o nome de "opus francigenarum", o que significa "obra francesa" e indica bem a sua principal origem. Entretanto nos séculos XV e XVI com a Renascença e o entusiasmo pela antiguidade clássica, passou-se a considerar a Idade Média como uma época bárbara e obscura. Como os godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo passou a se chamar gótico, ou seja, bárbaro por excelência, alcançando um sentido pejorativo e de profundo desprezo. A arte gótica era muito conhecida pela arquitetura arrojada, o que permitia aos seus construtores erigirem castelos e fortalezas mais fortes e resistentes de que os de outras civilizações da época. Estes castelos, mansões e fortificações era palco de histórias e lendas, muitas ligadas ao místico e sobrenatural. Ao final do séc. XVIII, eles foram visitados por uma nova estirpe de habitantes. Eram poetas, escritores, ocultistas e sonhadores. Nas sombras eles produziam obras imortais como Frankenstein, O Corvo, As Flores do Mal, Drácula e outras. Este é o mundo dos góticos, sombrio e languidamente romântico. Uma eterna busca, guiada pela noite e seus mistérios.


Diferença entre góticos e emos

 Usam roupas e acessórios pretos, vivem em lugares estranhos, só andam em grupos, se vestem de formas estranhas e às vezes engraçadas, ouvem musicas diferentes e tem até um jeito de se portar todo diferente do resto da sociedade, mas cuidado eles são inimigos mortais e não gostam de ser confundidos embora existam muitas semelhanças, estou falando dos Emos e dos Góticos, dois estilos diferentes que devem ser respeitados pelo resto da sociedade, mesmo não gostando desses estilos devem respeitar o gosto dessas pessoas consideradas diferentes.

Na verdade os Góticos e os Emos são duas tribos urbanas, porém os Góticos existem há muito mais tempo que os emos. Existem indícios que eles surgiram na França no século XVIII e prezam até hoje a morte, o silêncio, a melancolia e adoram rock e até mesmo são praticantes do satanismo, e também vale lembrar que muitas pessoas góticas gostam de freqüentar cemitérios de noite. Já os Emos, são bem mais novos, surgiram há pouco tempo, e são os adolescentes que usam franjão e vivem por amor, chorando, se emocionando fácil e sempre ouvindo NXZero, pois essa é uma banda emo que já ficou conhecida pelo seu estilo e pelas suas músicas que conseguem fazer qualquer emo se emocionar.
Essas duas tribos urbanas continuarão sendo vistas nas maiores cidades brasileiras com seus estilos que chamam bastante atenção, porque eles só vestem roupas da cor preta e ainda usam aqueles acessórios bem chamativos, é por isso que eles sempre serão notados pela sociedade que continuará criticando dois estilos diferentes que poderiam muito bem se vestir normalmente, mas mesmo adotando um estilo diferente devem ser respeitados pela sociedade.
Esses dois estilos diferentes não devem ser confundidos pela sociedade brasileira que já deve ter se deparado com algum emo ou gótico, pois como já dito são inimigos mortais que não podem ser confundidos de maneira algumas, porque emos não gostam dos góticos que vivem há mais tempo com seu estilo que até pode ser parecido para quem não sabe muito dessas duas tribos urbanas.